quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Jantar de convivio...

Ontem juntei me com as minhas amigas (que eu costumo designar as da "ginástica", embora elas também sejam minhas colegas...) na minha casinha. Elas ainda não a conheciam e foi um jantar muito fixe.
Cada uma ficou com uma tarefa:
SM - fez uma sopa maravilhosa (não resisti e pedi-lhe a receita!)
A - trouxe a nossa bebida preferida - Rosé Defesa :)
V - trouxe a sobremesa
C - Azeitonas e pão da zona dela
Eu tratei dos restantes petiscos: guacamole (este não me correu muito bem!), mozzarela com salpicao e tomate e...

Tâmaras com bacon no forno
Ingredientes:
Tâmaras
Bacon
Palitos

1. Retirar o caroço às tâmaras.
2. Ao bacon, retiras a tira castanha e o osso (se houver).
3. Enrolas a tâmara ao bacon e prendes com um palito.
4. Colocar no forno cerca de 150 (previamente aquecido).

Queijo derretido (receita da R e do R)
Que consiste em retirar a parte de cima da casca do queijo camembert (ou se preferirem castelões) e colocar oregãos. a seguir leva-se ao forno e fica lá até derreter.

Cogumelos recheados
Ingredientes:
1 embalagem de cogumelos brancos
1/3 de chouriço ou uma linguiça
Maionese
Queijo ralado (eu prefiro os pacotes de 3 queijos)

1. Retirar a pele do chouriço e picar.
2. Acrescentar ao chouriço picado 3 colheres de sobremesa cheias de maionese e mexer.
3. Acrescentar uma mão cheia de queijo ralado e mexer.
4. Lavar os cogumelos e retirar os pés.
5. Com uma colher de sobremesa rechear os cogumelos com o preparado do chouriço.
6. Colocar num pirex
7. Levar ao forno cerca de 150 (previamente aquecido).
8. Quando os cogumelos estiverem castanhos, é sinal que está pronto.


Folhado de espinafres com alheira

Ingredientes:
150gr de espinafres (eu utilizei espinafres com queijo congelados)
1 alheira (mas pode ser farinheira)
(eu aproveitei os pés dos cogumelos, mas é opção)
2 dentes de alhos
Azeite
1 massa folhada fresca
Gema de ovo ou mel

1. Fritar alheira sem pele e reservar à parte.
2. Aproveitar a frigideira e colocar um pouquinho de azeite e os dois dentes de alho (lume médio), fica um 1 minuto. Colocar os espinafres e os cogumelos (cortados) - mexer.
3. Quando os espinafres já tiverem descongelado colocar a alheira - mexer.
4. Colocar a massa estendida num pirex rectangular.
5. Colocar o preparado da frigideira no meio da massa, deixando as pontas de dois lados sem nada.
6. Fechar a massa, inclusive as pontas.
7. Por cima pincelar com gema de ovo ou mel (é uma questão de gosto)
8. Vai ao forno cerca de 150 (previamente aquecido)
9. Quando a massa estiver com aspecto de folhado está pronto.

A sobremesa foram crepes de chocolate com gelado e ananás. :)
Obrigada a todas, foi um serão muito simpático!

Sem comentários:

Enviar um comentário