segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Risoto de Cogumelos


Na sexta-feira passada demos um jantar de aniversário ao Perry, que veio passar uns dias ao continente (ele é da Madeira). O João Costa pediu-me para eu o ajudar em relação ao jantar. Eu pensei em fazer um risoto de cogumelos (uma receita bem simples). Foi a primeira vez que fiz esta receita e eu acredito que estivesse bom. Foi pena não ter sido servido assim que terminei de o fazer, o resultado é que ficou seco e custava um pouco a comer. :(

Mas não há problema, vou voltar a fazê-lo e dessa vez irá correr tudo bem. Para sobremesa: pessegos em lata com um molho de requeijão (requeijão desfeito com um pouco da calda dos pessegos).

Risoto de Cogumelos
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- Azeite q.b.
- Cogumelos frescos (pode ser uma combinação de cogumelos - só os de Paris ou Paris com Porcini)
- Arroz de Risoto
- Vinho Branco (um copo)
- 2 caldos de galinha (eu coloquei de legumes, porque o aniversariante é vegetariano)
- queijo parmesão ralado
- 2 colheres de sopa manteiga

1. Ferver água e depois desfazer os cubos de caldo.
2. Picar a cebola e o alho juntar numa panela com o azeite.
3. Deixar alourar.
4. Juntar os cogumelos lavados e laminados.
5. Deixar dourar 2 a 3 minutos.
6. Juntar o arroz e deixar tostar 2 a 3 minutos.
7. Regar com o vinho branco e em seguida deixar evaporar.
8. Juntar o caldo concha a concha, mexendo sempre, até atingir a cozedura do arroz (+-16 minutos)
9. Adicionar o queijo e por fim a manteiga.
10. Está pronto a ser servido. Mas tem que ser na hora, porque senão o risoto fica sem graça nenhuma.

Sem comentários:

Enviar um comentário